domingo, 29 de junho de 2014

«DERROCADA LEVA LUTO A ALDEIAS»


O acidente ocorreu às 19h35, sensivelmente a meio do túnel, no local onde existe uma chaminé e terá sido provocado por uma desatenção na altura de mudança de turno da obra, onde se trabalha 24 horas por dia. Fonte da Somague, construtora principal desta obra da responsabilidade da EDP, disse ao Correio da Manhã que as terras e outros escombros eram provenientes de escavações acabadas de executar e encontravam-se no local à espera de serem removidas.
António Freitas da Costa, técnico superior da EDP, referiu que o deslizamento terá ocorrido devido a “alguma desatenção” na altura em que se efectuava a mudança de turno. Segundo os dados apurados até à hora de fecho desta edição, as terras terão atingido sete pessoas, tendo duas delas morrido praticamente de imediato.
Ao que conseguimos apurar, as vítimas mortais, ambos técnicos de fiscalização, foram Manuel Silva, de Venda Nova, e Domingos Fiscal, de Vila Nova, duas localidades do concelho de Montalegre.
Quanto aos cinco feridos, dois dos quais em estado considerado muito grave, foram todos transferidos para o Hospital de S. Marcos, em Braga, e entre eles encontra-se uma mulher, engenheira técnica, ao que tudo indica responsável pela operação de remoção das terras que acabaram por provocar este acidente.
Alfredo Machado, um dos mais de 200 operários que diariamente trabalham na construção deste túnel, encontrava-se a poucos metros do local onde o acidente se verificou e disse ao CM que viveu ontem um dos “maiores sustos” da sua vida.
“Eu estava a caminho do meu posto de trabalho e, de repente, ouvi um enorme estrondo, fiquei praticamente coberto de pó e tentei, juntamente com três colegas, fugir o mais depressa possível”, disse-nos este operário, sublinhando que, no momento em que as terras caíram ainda ouviu muitos gritos.
“Nessa altura, virei-me para trás e ainda safei um colega que estava preso entre a terra e uma das paredes do túnel”, acrescentou.
No local, houve quem avançasse a possibilidade de ter ocorrido uma explosão mas os responsáveis da Protecção Civil referiram que essa ideia terá resultado do estrondo causado do pelo impacto da queda dos escombros.
Este túnel, de mais de 4500 metros, que está a ser construído há quase cinco anos, deverá ficar concluído no próximo ano e destina-se ao aproveitamento, para produção de energia eléctrica, do retorno das águas despejadas pela barragem da Venda Nova.
Segundo fonte da Somague, este foi, até agora, o único acidente mortal desta empreitada.

Ler mais em:

Sem comentários: