terça-feira, 5 de agosto de 2014

«Ponte da Misarela Encerrada ao Trânsito Automóvel»





«A lendária Ponte da Misarela, que liga as freguesias de Ruivães, Vieira do Minho e Ferral, Montalegre foi, recentemente encerrada ao trânsito automóvel. Esta medida foi tomada conjuntamente pelos Municípios de Vieira do Minho e Montalegre e visa, essencialmente, preservar e proteger este exemplar, único de património arquitetónico e histórico de grande importância e interesse a nível nacional.

Construída na Idade Média e reconstruida no início do século XIX, esta ponte romano-medieval de um só arco com cerca de 13 metros de vão, está implantada no fundo de um desfiladeiro escarpado, assente sobre os penedos e com alguma altitude em relação ao leito do rio.

De salientar, ainda que esta Ponte é um monumento e uma referência,que foi palco de um combate entre as tropas francesas de Soult e milicianos locais, em Abril de 1809, bem como se enquadra num ambiente mágico que deu origem a várias lendas, uma das quais diz que a sua construção é obra do diabo. Está igualmente ligada a curiosos e ancestrais ritos de fertilidade. »



Notícia retirada daqui.

Sem comentários: