quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Aldeia Velha da Portela





Designação: Aldeia Velha da Portela
Tipo de Sítio: Povoado Aberto
Período cultural: Idade Média
Estilo artístico: Não se aplica
Classificação: Não

Dispersando-se por uma área aproximada de 2000 m2, observam-se inúmeras estruturas arruinadas, correspondentes a edificações que desenham plantas rectangulares e sub-circulares, com dimensões próximas dos 2 x 3 metros, alternando com muros delimitadores de espaços maiores, com perímetro de cerca de 30 metros.  As paredes foram construídas com lajes de granito, montadas em aparelho de mamposteria. A presença de numerosas lajes caldas no interior das estruturas sub-circulares parece corresponder ao abatimento de coberturas em falsa cúpula. Interpretam-se os vestígios como correspondentes a uma “branda” pastoril, composta por cabanas e currais, semelhante a outras conhecidas nas serras da Peneda e Soajo. Trata-se portanto de um sítio de ocupação sazonal.

Património Arqueológico e Arquitectónico de Vieira do Minho, Luís Fontes e Ana Roriz - Município de Vieira do Minho - 2007

1 comentário:

Anónimo disse...

Estes achados arqueológicos são uma riqueza e, se bem aproveitados, até podem ser aproveitados para fins de promoção turística.
Daqui a séculos, quando os vindouros fizerem alguma descoberta... só vão achar lixo, plásticos e outras formas de poluição.
É o preço desta pseudo-civilização em que vivemos e que alimentamos.
Ruivanense Adoptivo