quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Alto de S. Cristóvão














Designação: Alto de S. Cristóvão
Tipo de Sítio: Povoado Aberto
Período cultural: Romano – Suevo - Visigótico
Estilo artístico: Não se aplica
Classificação: Não

Povoado implantado a cerca de 650 metros de altitude, na bordadura Nordeste do planalto do Barroso, na margem esquerda dos rios Rabagão e Cávado e sobranceiro à sua confluência. Dispersos pela plataforma superior e vertente Nordeste do Outeiro do Curral, que se estende armada em socalcos pelo alvéolo em direcção à elevação de S. Cristovam, encontram-se abundantes fragmentos de cerâmica de construção tipo imbrex e tegulae, bem como grandes quantidades de blocos graníticos afeiçoados, de tamanho médio, reaproveitados nos muros de divisão das parcelas. No solo das diferentes plataformas identificam-se alguns alinhamentos incipientes de pedras, reveladores da existência de estruturas enterradas, e recolhem-se fragmentos de cerâmica doméstica (p. ex. de dolium). Dominando a encosta que faz a passagem do vale do Rio Cávado ao vale do Rio Rabagão, o povoado de S. Cristovam revela uma estratégia de implantação claramente relacionada com a passagem da via romanaXVII, que ligava Bracara Augusta a Aquae Flaviae.


Património Arqueológico e Arquitectónico de Vieira do Minho, Luís Fontes e Ana Roriz - Município de Vieira do Minho - 2007

1 comentário:

Anónimo disse...

Vendo estas fotografias, compreendemos melhor a razão por que este local foi habitado por povos remotos no tempo.
Os nossos antepassados eram realmente inteligentes ao escolherem estes espaços para viverem e, harmonia com eles mesmos e com a natureza.
Ruivanense Adoptivo