segunda-feira, 30 de novembro de 2015

NOVEMBRO (filme)




Apresentação com as fotografias publicadas no sítio "Vila de Ruivães" (www.ruivaes.com) durante o mês de Novembro de 2015.


Neste mês que agora termina destacaram-se os artigos publicados sem fotografias: a entrevista do nosso conterrâneo Guilherme Gonçalves à revista da Junta de Freguesia de S. Vicente em Lisboa, o artigo sobre "A Saudade" escrito pelo nosso conterrâneo Manuel Joaquim Barros para O Jornal de Vieira, o anuncio do lançamento de mais um livro do David Machado e depois, os livros: Trás-os-Montes nos fins do século XVIII - segundo um manuscrito de 1796, «Para que a memória não se apague», de Fernando Guimarães e, Braga e os Caminhos-de-ferro, sobre as propostas de ligação ferroviária entre Braga e Chaves nos finais do século XIX, a linha do Cávado que teria passado, eventualmente, por Ruivães.
Nas fotografias, registamos o Dia de Todos os Santos (um dos artigos mais lidos no mês), o Dia de São Martinho, um final de tarde de domingo, as cores do Outono, na serra (1 e 2) e no sítio onde sempre as registamos, a Tojeira. Publicamos ainda quatro fotografias relativas às mudanças a acontecer na freguesia (1, 2, 3 e 4), uma delas com direito a artigo escrito e uma fotografia de 2013 referente à obra Venda Nova III. Acompanhamos a visita dos Alvoradas da Cabreira (agora associação) ao Mercado da Castanha em Vieira do Minho e o Convívio de São Martinho realizado em Ruivães, com fotografias nossas e outras "roubadas" no facebook a José Silva António. Os outros contributos deste mês foram do Nuno Gonçalves, como fotografias de Espindo e da Associação de Caça e Pesca com registos das "Sementeiras" que estão a fazer na serra.
Quanto à toponímia, incluímos mais duas ruas, a Rua do Lugar e a Rua das Casulas, ambas em Vale. 
Os artigos mais vistos neste mês de Novembro foram os anunciados no início deste texto, embora este, que partilhamos na nossa página da rede social facebook com tristeza, e este, talvez porque já estamos a entrar na época, também tenham tido muitas visitas. 

Sem comentários: