sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Aldeia de Espindo em revista








A pitoresca aldeia de Espindo, administrativamente, um lugar da Freguesia de Ruivães, antiga vila classificada como Aldeia de Portugal, situa-se na vertente noroeste da Serra da Cabreira, no maciço que tem o seu pico mais elevado no Talefe, a 1262 metros de altitude. Para a visitar, não hesite em seleccionar as coordenadas do GPS: 41°39’58.81"N - 8° 3’16.40"W. Guilherme Gonçalves, da Casa do Brás, um vizinho desta aldeia a residir em Lisboa, dá conta de alguns eventos que tiveram lugar durante o ano findo e que, possivelmente, muitos “serão recriados em 2016”. Do longo texto enviado à redacção de JV recortamos para esta edição: 
“Vista ao longe, assemelha-se a uma aldeiazinha que vemos no fundo de um vale em imensas pinturas de conceituados artistas! Ao entrar nela, sentimo-nos impressionados com as belezas do singular património edificado que podemos resumir às casas de habitação que sofreram várias intervenções ao nível da requalificação das fachadas, à Capela de Santa Isabel, ao Cruzeiro, à Torre do Sino, ao Tanque Comunitário, ao Tanque semi-comunitário das Pereirinhas, às Alminhas, às eiras, aos inúmeros espigueiros e aos moinhos que vierem a sofrer intervenções, para além do Pólo Interpretativo do Lobo! Cada lugarzinho é uma raridade! Dá a impressão que ali cabe o mundo! 

Como nasce uma associação 

Em Janeiro de 2015 é dado o pontapé de saída para a criação da Associação na Aldeia de ESPINDO, já há muito tempo pensada e em Fevereiro acabam por se consolidar os elementos necessários para dar sequência a este entento! 
Em 26 de Março de 2015 é formalmente criada a AJA Espindo - Associação Juntos pela Aldeia de Espindo que tem a finalidade de agregar vantagens e dinâmicas ajustadas a quem aceita desafios associativos e deseja integrar um universo maior, pelo que um grupo heterogéneo de amigos com laços de grande afinidade à Aldeia, constituíram-se em associação! 
Conforme escritura pública, a “AJA Espindo - Associação Juntos pela Aldeia de Espindo” é uma instituição cultural de duração ilimitada, com sede na Aldeia de Espindo. 
A Associação tem por objectivo: Dinamizar atividades culturais, recreativas e desportivas; Investigar, salvaguardar e dar a conhecer o património histórico e arquitectónico da aldeia; Promover por iniciativa própria ou em colaboração com todo e qualquer organismo público ou privado que prossiga fins de conservação da Natureza, acções de animação, de modo a que a vida na montanha e o turismo suscitados no monte de Espindo na Serra da Cabreira se tornem fonte de bem-estar material, intelectual e moral para os indivíduos e para a comunidade. 
Pretende ainda congregar forças e interesses na área de intervenção, criando planos para um desenvolvimento sustentável e realizá-los sucessivamente recorrendo às diversas candidaturas ou outras formas de apoio das entidades públicas e privadas competentes, bem como dos respectivos programas comunitários para a área molinológico, espigueira, florestal, agrícola e do turismo rural e ambiental.
2015-12-30

Sem comentários: