a freguesia


A freguesia de Ruivães está implantada na vertente Norte-Nordeste da Serra da Cabreira, é atravessada pelo Rio Saltadouro que nasce nos montes de Salto (Montalegre), tem o Rio Cávado como limite a Norte com a Serra do Gerês, freguesia de Cabril (Montalegre) e o Rio Rabagão como limite a Nordeste com o lugar de Vila Nova da freguesia de Ferral (Montalegre). Nos limites terrestres, confronta a Oeste com a freguesia de Salamonde, com as freguesias de Cantelães, Vilarchão, Anjos e Rossas a Sudoeste e Sul, e com a freguesia de Campos a Este.
A freguesia é composta pelos seguintes lugares: Arco, Botica, Espindo, Frades, Paradinha, Ponte, Quintã, Roca, Ruivães, Soutelos, Santa Leocádia, Vale, Vila e Zebral.
A freguesia de Ruivães tem uma área de 31,26 km2.

Acessibilidades:
O acesso principal à freguesia é a Estrada Nacional 103 que liga Braga a Chaves. Para a sede de concelho em Vieira do Minho existem duas estradas pela serra, o antigo estradão florestal da Devesa para a Serradela e depois por Cantelães, e, a estrada do Tôco que serve maioritariamente os lugares da parte alta da freguesia. 
A freguesia de Ruivães é servida diariamente por autocarro de e para Braga.  Consulte os horários aqui

História administrativa:
Chamou-se antigamente Vilar de Vacas. Foi Vila e sede de Concelho com Carta de Foral de 27 de Julho de 1363, extinto por decreto de 31 de Dezembro de 1853Conjuntamente com a freguesia de Campos transitaram para o concelho de Vieira do Minho aquando dessa extinção onde hoje permanecem; e juntas formam desde o ano 2013 a União de Freguesias de Ruivães e Campos fruto da reforma territorial autárquica. 


Imóveis de Interesse patrimonial:
Pelourinho (remonta possivelmente ao séc. XVI tendo na parte superior do capitel esculpidos cinco escudetes em amêndoa, postos em cruz. Classificado como imóvel de interesse público pelo decreto-lei n.º 23122 de 11/10/1933); Ponte da Mizarela (sobre o rio Rabagão, no limite do concelho com Montalegre, é uma ponte romana de um só arco, classificada como imóvel de interesse público pelo Decreto-Lei nº 42007, de 1958); Ponte de Saltadouro (hoje submersa pela Barragem, atravessava o rio Saltadouro, ligando-se pela margem esquerda à freguesia de Salamonde, sendo uma ponte medieval de um só arco);  Ponte Velha de RuivãesVia Romana XVII (vestígios de um troço, representa a via Romana - Militar Braga - Chaves - Astorga); Dois Marcos Milenários (foram encontrados no lugar de Botica).

Patrimonio religioso:
Igreja Paroquial de São Martinho de Ruivães; Capela de Santa Isabel (em Espindo, data de 1921); Capela de Santa Teresa de Jesus e S. Cristóvão (na Roca); capela da Sr.ª do Amparo (em Frades, data de 1728); Capela da Sr.ª dos Remédios (na Botica, data de 1678); Capela de São Pedro (em Zebral).

Casas de interesse patrimonial:
Casa de Dentro (construção setecentista, também conhecida por Casa do Capitão-Mor, apresenta um bonito portão, que exibe uma grandiosa pedra de armas do séc. XVIII, tem capela); casa do Padre Júlio (bonita construção, data de 1748, deu guarida a Paiva Couceiro); casa do Corvo (em Vale, com boa traça arquitectónica, tem capela da Sr.ª da Saúde); aglomerado rural de Santa Leocádia (em Santa Leocádia); Aglomerado Rural de Botica (na Botica, é uma zona que envolve uma série de casas que caracterizam muito bem a nossa arquitectura popular); Casa da Susana e Casa do Cristóvão, ambas na Picota.

Outros locais de interesse turístico:


Junta de Freguesia:
Presidente da Junta: Manuel Pereira

Sede da Junta
Largo da Vila, nº 61
4850-341 RUIVÃES VRM 
Telefone/Fax 253 658 032 
endereço electrónico: jf.ruivaescampos@gmail.com

Horário de atendimento
Segunda, Quarta e Quinta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00
Terça e Sexta-feira, das 9h00 às 12h30
Em Campos, terça e sexta-feira das 14h00 às 17h00

Paróquia de S. Martinho de Ruivães:
Pároco: Padre Fernando Machado
Morada: Rua da Quintã, nº 89 4850-341 RUIVAES VRM
Telefone: 253 658 128
endereço electrónico: 

Festas e Romarias:
St.º António na Botica, em Espindo e em Zebral a 13 de Junho;
S. Pedro em Zebral no último domingo de Junho;
Stª Isabel em Espindo no 1º Domingo de Julho; 
Sr.ª da Saúde em Vale no 2º Domingo de Julho; 
Sr.ª do Amparo em Frades no 3º Domingo de Julho; 
St.ª Bárbara, St.ª Teresa, S. Cristóvão e S. Sebastião na Vila, no 3º Domingo de Agosto; 
Srª dos Remédios na Botica em 8 de Setembro.

Movimento Associativo:

AJA ESPINDO – Associação Juntos pela Aldeia de Espindo
ASPOCAGE - Associação de Solidariedade das Populações entre Cabreira e Gerês
Alvoradas da Cabreira Associação
Associação de Caça e Pesca de Zebral
Associação Frades e Amigos
Centro Social e Interparoquial de Campos, Ruivães e Salamonde
Comissão Administrativa dos Baldios de Vila, Vale e Quintã
Comissão Administrativa dos Baldios de Espindo
Comissão Administrativa dos Baldios de Zebral

Sem comentários: