domingo, 24 de junho de 2007

Dia dos Atrancamentos

001tz13r





001w0atd









"Na noite de S. João trancam as ruas e as portas. Todos os paus, carros, lareiros, que se vejam, são arrastados para trancar os caminhos e estradas."



Etnografia Transmontana - Crenças e Tradições de Barroso, de António Lourenço Fontes.







E foi assim, que esta manhã acordamos com este cenário em plena praça central de Ruivães.

6 comentários:

Cousin disse...

Que tradição espectacular ... essa gastava de a praticar lol
E na manha não houve zangas. entre vizinhos e vizinhas.

PM disse...

nao devem ter gostado muito, porque à tarde aidna estavam as coisas todas espalhadas!!!

carla silva disse...

Desta não sabia eu. Mas vale a pena descobrir estas coisas... fazem parte da história e cultura de um povo. Teria sido engraçado, digo eu, tê-la divulgado. Parabéns pelo espaço, mais uma vez.

trigo limpo disse...

os atrancamentos deste ano foram todos Picota acima e chamado abaixo. Fotos?

trigo limpo disse...

mas adorei........................................ e a cruz ao pé do palheiro, na encruzilhada.....................o grelhador com um vaso em cima...............os apetrechos das obras, carrinho de mão, ...tudo espalhado.....................................uma miséria formidável......................................................só faltou o burro a comer palha e o sino a tocar..........................................................como outrora...............................................

Ermelinda Silva disse...

Boa tarde,

Esta Tradição não mexe com vizinhança embora leve uns pozinhos de maldade. Um dia em que ia a sair para a Escola em dia 24(dado que não é feriado em Vieira do Minho), tinha um carro de bois atravessado no Chamado por onde devia sair. Aí não achei piada mas rapidamente me ajudaram a sair dos atrancamentos. De resto a Tradição é mesmo muito antiga - pelo menos tem 40 anos. A de pôr o burro atado ao sino também se fazia no verão para assustar os que vinham só uma vez por ano de férias e por causa da magia das bruxas "andarem fora a partir da meia noite". A rapaziada saiu-se mal de uma das vezes por causa de "um reguila" que decidiu quebrar o mistério e anular a brincadeira. Continuem pois ter sentido de humor é sinal de inteligência. Tudo com o devido respeito de uns pelos outros. Bom São João! :)