quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Pelourinho de Ruivães







Designação: Pelourinho de Ruivães
Tipo de Sítio: Pelourinho
Período cultural: Idade Moderna
Estilo artístico: Arquitectura Vernácula
Classificação: Imóvel de Interesse Público

O pelourinho de Ruivães levanta-se sobre embasamento quadrangular com três degraus. É composto por base cúbica, fuste cilíndrico e capitel onde assenta um cubo coroado por cone truncado, tudo em granito. Numa das faces estão gravadas as armas de Portugal-Antigo. Nos quatro vértices do capitel cravaram-se quatro ganchos de ferro, com argolas. 



Património Arqueológico e Arquitectónico de Vieira do Minho, Luís Fontes e Ana Roriz - Município de Vieira do Minho - 2007




1 comentário:

Anónimo disse...

Símbolo do poder local, o Pelourinho passou a arcaísmo no dia da extinção do concelho, mas continua no seu posto de vigia como um marco importante para toda a comunidade Ruivanense.
Temo-lo aqui sob diversos ângulos, pelo que bem podemos admirar a sua beleza, a sua elegância e a sua rústica monumentalidade.
Quando todo o espaço envolvente estiver devidamente alindado, as casas com os seus telhados e sem o emaranhado de cabos e fios que lhe prejudicam a atitude... então todos faremos festa e a Vila vai ganhar muito em beleza e em dignidade.
Ruivanense Adoptivo