segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Carta de um velho amigo, por Paula Alves


Lisboa, 30 de Dezembro de 2013

Amigo Tempo,

Espero que esta missiva te encontre bem disposto e de boa saúde!
Deves estar a pensar há quantas luas não falas comigo, ora eu não te sei responder pois a me-mória já me falha mas como ainda sei escrever qualquer coisita, aqui te dedico estas letras em-bora reumáticas e cansadas.
Andas por aí, a passear nas curvas da aurora, a espreitar pelas esquinas, a lançar-me pragaspor que ainda cá ando mas não páras para me cumprimentar, nem para me dizer onde vais,nem por quê, pelo quê, sem mais quê.
Ontem adormeci no banco do jardim e ninguém me acordou quando caí adormecido. Nesta al-tura não há cidade, só silêncio e chuva.
Passaste por mim e não me disseste que estava a cair, sem destino num sono profundoa seguir à refeição esquecida. Despertei sem me conseguir levantar sozinho e felizmente láapareceu o Fortunato que me pegou como pôde, também ele coxo, trôpego e artrítico mas combom aparato sempre alguém repara e uma senhora simpática lá se dispôs para pegar nos doisvelhos tontos e colocá-los no seu lugar.
Bem te vi ali, claramente a rires-te na minha cara, a mostrar-me o quadro da minha infância, acorrer pelos campos atrás dos animais cheio de vigor e de uma força que não se sente no mús-culo, que não se sabe se é pouca, se muita, se sem medida, que apenas está lá na celeridadeda vida!
Pois bem, dizem que se passou o Natal e é hora de renovar votos para o novo ano.Que me dizes tu disso? Sabes bem que foste inventado para nos guiarmos e não cairmos dasbalizas da convenção para fora, vá-se lá o homem desorientar!... E agora, que planeias para onovo ano?
Não haja dúvida, estás velho, camarada, e eu, cá por mim, ainda não tenho votos para imagi-nar. Pensei que escrever a carta me ajudasse a desvendá-los. Queres dar uma ajudinha? Leva-me ou mantém-me mas caso queiras responder a esta carta, fá-lo só em 2014, que eu vou celebrar noutra dimensão ou no centro de dia!

Sempre teu, 

Um velho amigo.




Conto de Paula Alves, publicado no www.varaldobrasil.com, mais conretamente aqui http://pt.scribd.com/doc/186257469/Varal-No-26b-Dez-2013

1 comentário:

Anónimo disse...

Olha que boa surpresa! Obrigada pela divulgação ;)!
P.