sexta-feira, 17 de março de 2023

«No 28º Aniversário da Secção de Ruivães dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho»







Os Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho assinalaram, no dia 12 de Março, mais um aniversário da sua secção instalada na freguesia de Ruivães e todos se compromete­ram dar as mãos pa­ra a revitalizar.

O Comandante Ricardo Dias foi o primeiro a intervir na sessão solene, desta­can­do o trabalho da sua equipa para que o actual Posto Avançado regresse à designação de Secção, apontando acções como “uma equipa de 5 elementos com viatura de primeira intervenção no Verão passado; Formação de mais de uma dezena de bombeiros residentes em Ruivães e Campos; Uma equipa com dois elementos para as­­segurar o EPH (Emergência Pré-Hospitalar), de se­gunda a sábado das 8h às 24h”, entre outras. Agradeceu ao presidente da Câmara, à Direcção, ao presidente da Junta, aos Baldios e Corpo de Bom­bei­ros, “em especial ao Paulo Nova, Melo, Lúcio e José Costa, por serem os grandes obreiros e pilares des­ta secção”, para quem pediu uma salva de palmas. Não esqueceu a população “destas freguesias que tão bem nos trata sempre que precisamos” e prometeu só descansar quando “tiver­mos a nossa Secção a funcionar na sua plenitude.
O presidente da Associação, Carlos Branco felicitou e homenageou todos aqueles que contribuíram para aquela obra, e reiterou o em­penho na requalificação e revitalização daquele equipamento. “Pretendemos, a curto prazo, reforçar os meios humanos e materiais desta secção para que ela cumpra a função para que foi criada”. Agradeceu o apoio e colaboração da Autarquia e reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Comandante Ricardo Dias e respectiva equipa.
O presidente da Junta, Ma­nuel Pereira, deu os pa­­rabéns aos bombeiros e frisou que durante o crescimento “do menino passaram-se coisas bo­as, outras menos boas” e apelou para que a secção esteja aberta 24 horas por dia. Rui Costa da ANEPC, comprometeu-se tudo fazer para concretizar os anseios de toda a comunidade Ruivanense, nomeadamente com a criação de uma 3ª EIP (Equipa de Intervenção Permanente) em partceria com a Câmara.
António Cardoso, presi­dente da Câmara Munici­pal encerrou a sessão agrade­cendo a presença de todos, destacou o papel importante na criação desta secção ao Sr. Azeitono e afirmou es­tar feliz pela secção estar em funcionamento, en­quan­­to “o anterior Coman­dan­te chegou a vaticinar o en­cer­ramento”. Congratulou-se com este corpo de bombeiros enaltecendo o espírito de solidariedade e de mobilização do seu Co­man­dante. “Dá gosto trabalhar com este Comandante e com esta Direcção. Os frutos estão cá”, concluiu.
As comemorações come­çaram às 9h30, com a cele­bração de uma missa de sufrágio pelos fundadores, dirigentes e bombeiros falecidos, na igreja de Ruivães, presidida pelo Padre Fernando Machado que aproveitou para agradecer aos soldados da paz o serviço prestado no acolhimento dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. Seguiu-se o hastear das bandeiras e no final da sessão foi servido um “Porto de Honra” precedido do cantar de parabéns.


Sem comentários: