sábado, 15 de outubro de 2016

08.10.2016 - Vindima da Casa do Brás na Aldeia de Espindo


Também e sob a égide da AJA Espindo – Associação Juntos pela Aldeia de Espindo, foi no passado dia 8 de outubro, recriada uma vez mais uma ancestral tradição, desta feita, a vindima da casa do Brás na Aldeia de Espindo!
Todos os anos, em outubro, geralmente numa das primeiras semanas deste mês, realizam-se estas vindimas.
Ao longo dos anos é retratado este acontecimento. Os cenários parecem repetitivas, dado que o processo de vindimar é basicamente o mesmo, não há assim nada de especial que mude de ano para ano, não fora o facto de ano após ano, se promover e recriar na companhia de muitos amigos esta tradição!
As uvas são apanhadas num só dia, o que para tal, contam com muita energia humana, tornando este dia, ainda que cansativo, em festa convívio e muita animação.
A alvorada dá-se às 7:00 da manhã, para cerca das 8:00h se começar a faina da apanha que este ano durou até perto das duas da tarde!
As uvas são transportadas no trator para junto do lagar, sendo de seguida deitadas no ralador (máquina elétrica que as esmaga), facilitando a pisa que será feita mais tarde.
Para corporizar esta tradição de trabalho manual que consiste na selecção e corte das uvas, transporte para o lagar, almoço convívio e ao final do dia, a pisa a pé das melhores uvas, temos sempre contado, e este passado dia 8 de outubro de 2016 não foi exceção, com familiares e amigos valentes, oriundas de várias quadrantes, que juntos no suor do bom trabalho físico, da alegria e energia positiva, contribuiram para um vinho que será único… a saborear nos próximos meses!
A todos os participantes, a quem dirijo vinhos partilhados de amizade, rendidos às coisa boas da vida, o meu sincero agradecimento!
Guilherme Gonçalves (Casa do Brás – Espindo)

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande Familia,
Saudades vossas, deixam uma pinga para o verao.
Cousin