terça-feira, 1 de março de 2005

Mutilado de Ruivães

0037tfbp







O Mutilado de Ruivães é um romance que retrata um pouco do que foram as lutas contra as Invasões Francesas de Napoleão. Como os próprios autores do livro referem na sua Nota Prévia, ela tem “imensos defeitos, porque eles nem são romancistas nem historiadores”, no entanto o livro retrata as Invasões vividas pelas gentes da nossa Vila de Ruivães e é de leitura obrigatória para qualquer Ruivanense. Para aguçar o apetite, segue-se uma pequena citação da sua Nota Previa, que apesar de escrita em 1980, continua actual.



A história das pequenas terras vai ficando esquecida diante de certos fenómenos sócio-económicos, derivados do urbanismo avassalador; apagam-se da lembrança dos homens os feitos dos seus antepassados; olvidam-se os fastos de outrora; morre a gesta da tradição, a prática das virtudes ancestrais, a nobreza dos bons costumes regidos na austeridade de princípios morais ainda hoje indiscutíveis, que foram as pedras com que se construiu a Nação, a fizeram grande e a levaram a expandir-se pelo Mundo. Morreu no coração dos homens a poesia que envolve as coisas belas que o Passado nos legou; secaram-se as fontes que nasciam da alma e corriam límpidas para o mar da fantasia e do sonho, mas que ajudavam a viver.


2 comentários:

Unknown disse...



Livro muito interessante que muito vale, não tanto pelo enredo amoroso, mas sim e essencialmente pelo seu enquadramento Histórico e local, sobretudo por se situar em Ruivães e seus notáveis arredores, todos relacionados com as Invasões Francesas. Quem aí nasceu, vive ou quem passou, como eu, 5 belos e inesquecíveis anos nessa notável Vila e dela guarda boas recordações e melhores amigos, tem a "obrigação" de o ler. Eu consegui comprar um exemplar em Braga, mas não foi/é fácil.

Saúde,saudades e abraços para todos.

Duarte Toscano

PS - Estou quase a regressar (é uma promessa , não é uma "ameaça"), preparem as "couves com feijões".

Anónimo disse...

foi falha então
se tivéssemos falado sobre o livro era capaz de se arranjar um exemplar em Ruivães mesmo
mas estávamos tão "ocupados" a falar dos livros do nosso amigo Bento da Cruz e das gastronomias e das ideias loucas da presença árabe por estas zonas ... que deixamos esse livro de lado.

quanto ao livro propriamente dito,
é interessante desse ponto de vista (enquadramento Histórico e local)
existem partes do livro transcritas em alguns artigos, como este: http://www.ruivaes.com/search/label/ponte%20do%20saltadouro%20%28velha%29

quanto às couves com feijões, cá fico à espera
abraço

paulo miranda