quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ruivães: Património




Recorte d' O Jornal de Vieira de 15 de Março de 2012.

Para ver a notícia completa, carregar aqui.

«A nossa freguesia é a do concelho com mais património arqueológico e arquitectónico do concelho de Vieira do Minho.
O livro exactamente com esse título “Património Arqueológico e Arquitectónico de Vieira do Minho” da autoria de Luis Fontes e Ana Roriz, edição do nosso Município, o atesta com 274 entradas o atesta (muito mais que a freguesia a seguir que é Rossas).
É uma riqueza arquitectónica e arqueológica que percorre toda a freguesia, designadamente as aldeias com mais marcas de ancestralidade, como Zebral e Espindo.
Em Zebral só espigueiros são referenciados 43. Em Espindo, 20 espigueiros. Na Botica, 12.
A lista da freguesia, além dos espigueiros, inclui moinhos, pontes, pontões, capelas, cruzeiros, cabanas, abrigos, miliários, alminhas, entre outros.
Além da igreja paroquial, são referidas sete capelas, um número imbatível no nosso concelho.
Teremos nós a ideia da nossa riqueza vinda dos séculos que faz de nós uma freguesia única? Para além de uma história que nos honra e perpetua?
Fica a referência para que despertemos para esta situação ímpar.
C.R.
2012-03-14»

2 comentários:

Anónimo disse...

A propósito deste texto, muito interessante e interpelativo,seja-me permitido destacar também o artigo "Crianças Adultas", publicado igualmente no Jornal de Vieira, número de 15 de Abril, página 14, da autoria de Manuel Joaquim F. Barros.
Parabéns ao seu autor pelas suas palavras tão evocativas dum passado que não podemos olvidar.
Ruivanense Adoptivo

Anónimo disse...

Parece-me é que o autor do artigo não tem visitado Zebral ultimamente... algum desse património mencionado já não existe... canastros(espigueiros) que se vetam ao desuso acabam por esmorecer.

"Crianças adultas" acaba por ser um testemunho igual a tantos outros no sentido de uma geração ter vivido as mesmas experiências, ímpar por funcionar como documento e sim é bom lembrar e sentirmo-nos privilegiados. Pelo quê? Pela fartura, pela informação, pela paz, pela liberdade. Obrigada aos que têm memória e que a partilham.

Da freguesia também a ressalvar o facto de finalmente a estrada vieira-zebral pela serradela estar arranjada finalmente.

Saudações.

Paula