domingo, 15 de junho de 2008

RUIVÃES - S. Pedro em Zebral

 


 



Vai realizar-se, no último fim de semana deste mês de Junho, no lugar de Zebral, a festa a S. Pedro. É uma festa já muito antiga, talvez desde a existência do lugar. Contaram os nossos antepassados que o lugar, a que deram o nome de Zebral, se organizou quando as famílias chegaram ao número onze.




Nomearam, logo, como seu protector, nos problemas temporais e espirituais, o grande apóstolo S. Pedro. Segundo reza a mesma tradição, foram os mesmo onze casais que, muito unidos, fizeram a primeira linha de rega que, embora mais aperfeiçoada, continuou, até hoje, a regar os terrenos agrícolas de pouco cultivo que ainda hoje se fazem. Mas, vamos ao programa da festa. No dia 28 de Junho, durante o dia aparelhagem sonora. Às 14h, os trambolineiros de Zebral iniciam o percurso pelas ruas da aldeia. Às 22 h. início da actuação do grupo de baile M3, com as suas bailarinas. Actuam até às 2 da madrugada. Pela meia-noite será queimada uma grande sessão de fogo de artifício. No domingo, dia 29 de Junho, logo pelas 8 horas dará a entrada a prestigiada Banda Filarmónica de Vilarchão que actuará, em marcha lenta, pelas ruas do lugar, acompanhando o andor de S. Pedro. Pelas 11 horas, será celebrada a missa da festa, com sermão celebrada pelo pároco da freguesia, Pe. Martinho, seguida de procissão. Pelas 15 h. início do concerto sinfónico pela Banda de Vilarchão. Às 17 h. iniciam-se os cantares ao desafio. E, assim, se mantém a tradição de uma festa cuja memória se transmite desde a fundação do lugar. 


C.

2008-06-13


 



 


Notícia retirada d' O Jornal de Vieira nº 833 de 15 de Junho de 2008.


 

3 comentários:

pedro miranda disse...

antes do s.Pedro vem o s. António na botica!!! é pena falarem de uns e não de outros!!! Acho que é tudo da mesma freguesia

elefante branco disse...

Toda a gente sabe que antes do S.Pedro é o S. João e antes do S. João é o Santo António. Os Santos não se zangam. É tudo uma questão de darem a notícia ou não.
A festa mais antiga, que me lembre, é mesmo o S. Pedro em Zebral, até porque S. Pedro fundou a Igreja (Pedro, quer dizer: pedra. E sobre essa Pedra, O Senhor edificou a Sua Igreja)-da Bíblia!

CLARA CANELA disse...

Em nome da comissão de festas de S. Pedro de Zebral um muito obrigado a quem pulbicou este anuncio neste blog. Em resposta a alguns comentários o referido anuncio foi colocado no Jornal de vieira pela comissão de festas, qualquer comissão pode anunciar as respectivas festividades, desde que o queiram fazer. O lugar de Zebral realiza duas festas anuais, o S. António a 12 e 13 de Junho, esta uma festa com cariz mais religioso, e o S. Pedro no último domingo de Junho de cada ano. Desdes já estão todos convidados a visitarem zebral no próximo fim semana.
A comissão de festas