segunda-feira, 11 de junho de 2012

II Feira Tradicional


 

 

 

 

 

 

 

 

 






























































































Emoldurada pela Serra da Cabreira, num ambiente carregado do verde da vegetação e aos pés da sua Igreja Paroquial, assim se localiza a Vila de Ruivães.
Foi neste cenário bucólico, porém imponente, que decorreu, no passado dia 10 de Junho, no antigo Largo da Feira, a II Feira Tradicional de Ruivães.
Numa iniciativa conjunta da Aspocage e da Junta de Freguesia, várias dezenas de expositores locais e das redondezas, expuseram os seus produtos agrícolas, pecuários, artesanais, decorativos e alimentares. A oferta foi muita e diversificada, podendo os visitantes adquirir os mais variados produtos típicos da freguesia.
O evento contou com animação ao longo de todo o dia, da qual se destaca o já habitual desfile de bombos pelos “Alvoradas da Cabreira”, que abrilhantam todas as festividades que decorrem na Vila de Ruivães.
Além destes, destacam-se as concertinas de “Rosa e Rui”, as meninas dos acordéons, o rancho folclórico “Os Ceifeiros de Cantelães” e o grupo de concertinas “Escola de Música de Nugel Music”.
Mas o ponto alto da animação foram os cantares tradicionais de Ruivães que deram um excelente espectáculo popular, prova de que as gentes de Ruivães fazem bem.
E como não só de festa vive o povo, era preciso alimentar o estômago. E para isso, a Comissão de Festas de Ruivães 2012 organizou um excelente Almoço Regional, que poderia ser consumido no local ou levado para casa. Da ementa faziam parte as tradicionais Couves com Feijões, cozidas em pote de ferro. De parabéns estão as cozinheiras que receberam elogios de todos os que se deliciaram com o repasto.
Se mais razões não houvesse, esta foi uma oportunidade única para visitar Ruivães. É de iniciativas destas que a freguesia precisa, bem como da união dos todos em torno das tradições que nos fazem orgulhar de ser Ruivanenses.
Como sempre, Ruivães esteve bem e mostrou que em Ruivães tudo se faz bem!

3 comentários:

Anónimo disse...

Os meus sinceros e efusivos parabéns pela execelente reportagem deste evento que só veio engrandecer a nossa terra, torná-la mais conhecida, sem falar talvez no mais importante.
É que enstas ocasiões as pessoas convivem mais, trocam sabores e saberes e, desta forma, a Família Ruivanens ficou mais rica e mais coesa.
Parabéns também à Junta de Freguesia, à Aspocage e a quantos se empenharam para conseguirem levar a bom termo este excelente evento.
Quando todos nos damos as mãos... as coisas acabam sempre por resultar.
Ficamos à espera da próxima feira.
Ruivanense Adoptivo

Frente Norte disse...

*II Feira Tradicional de Ruivães*
Evento genuino, bem organizado e com qualidade.
Estão de parabéns os organizadores e participantes.
Cumprts
FrNrte
frente.norte@sapo.pt

Anónimo disse...

A II edição da Feira Tradicional que aconteceu no passado dia 10 de junho foi um sucesso e um orgulho para todos os ruivanenses, não falo daquele orgulho envaidecido e que pretende mostrar que Ruivães é melhor do que esta ou aquela freguesia ... é orgulho de fazermos com que as coisas aconteçam nos nossos corações, que a simplicidade e a hospitalidade das gentes ruivanenses existe e somos grandes sim mas de coração ... pois não temos de mostrar nada a ninguém, temos sim de ser genuinos e partilhar.
Eu que vivo cá fiquei muito feliz por ver tanta gente a divertir-se e a sorrir.
Muito obrigada a todos que cá estiveram e muito obrigada também a quem usou o seu tempo livre para organizar este evento e poder proporcionar um dia maravilhoso.

Paula Fernandes