«Limpeza da Levada»



«Volvido mais um ano, cerca de trinta agricultores, consortes “pro­prietários” da Levada do Poço de Rio Longo de Ruivães, proce­deram à “limpeza do rego”, que contém a água da Levada do Po­ço de Rio Longo, antecedendo assim o início do “giro de Ve­rão”, que tem início em dia de São João. Infelizmente há a re­gistar mais ausências que presenças, mas é de louvar a pre­sen­ça de jovens que também “deram uma mão” aos pais, e o Sr. José do Ferreiro que com os seus 81 anos dá um belo exemplo aos mais novos.
A Levada do Poço de Rio Longo que serve os lugares da Bo­ti­­­ca, Vale e Vila da freguesia de Ruivães é a maior regueira do con­celho de Vieira do Minho e nos três distritos mais a Norte de Por­tugal só tem duas com maior área de irrigação. Tem cerca de 160 beneficiários e uma área de irrigação superior a 320 hectares.
Neste registo estão os que ficaram para a fotografia final, não in­cluindo os que limparam para o lado de Vale e outros que ter­mi­­naram os trabalhos mais cedo. A todos, a Comissão agradece o contributo prestado para a continuação deste património co­­munitá­rio.»





Comentários