terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

«Igreja de Ruivães com adro beneficiado»


 
Retirado d' O Jornal de Vieira nº 1145 de 1 de Fevereiro de 2022.

«Na biblioteca da residência paroquial de Ruivães, reuniram na manhã fria, mas solheira, de vinte de Janeiro, os “nove magníficos” (como habitualmente escreve em acta o Padre João Lameiras, secretário do arciprestado) em sessão mensal ordinária da palestra do clero do arciprestado de Vieira do Minho.
Antes da sessão, e após as boas-vindas do Pároco de Ruivães, Salamonde e Campos, P.e Fernando Machado, anfitrião do en­contro, os sacerdotes vi­si­­taram a igreja paroquial de S. Martinho de Ruivães, as obras do adro (foto) e capela mortuária ali construída, e re­centemente inauguradas. Congratularam-se com as mesmas, realizadas pela Câmara Municipal de Vieira do Minho, e felicitaram o pá­roco por ter conseguido a conclusão destas benefi­ciações, uma vez que o adro da igreja de Ruivães era o único das paróquias do concelho que no século XXI ainda estava em “terra-ba­tida” e uma das poucas fre­guesias que ainda não dis­punha de capela mortuária, tendo por estes factos dado os parabéns ao Pe. Fer­nando.
Após esta visita, e depois de um quente e saboroso “café da manhã”, já na residência paroquial, os padres iniciaram a sua reunião com a oração/proclamação do Evangelho do 3º Domingo Comum e partilha do mesmo, seguida da leitura da acta da última sessão pelo secretário, Pe. João.
A palestra, desta feita, com reduzida agenda, cumpriu os restantes 3 pontos agendados, o último dos quais assinalava a entrega da quantia devida pela apó­lice de seguros das paró­quias, imposto pela Arquidiocese, para o ano 2022 e cifrado em 2 612,50€.
Tempo houve, ainda, para ouvir os sacerdotes, nomeadamente o vice-arcipreste, P.e Fernando Machado, so­bre o último encontro de ar­ciprestes com o Administrador da diocese, D. Jorge Ortiga, sobre a tomada de posse, em 13 de Fevereiro do novo arcebispo de Bra­­ga, D. José Cordeiro e do director de “O Jornal de Vieira” sobre a reunião com todos os párocos para refletirem sobre o futuro deste periódico, proprieda­de do arciprestado, que ce­­lebra este ano o seu 50º Aniversário.
Após a reunião, os sacer­dotes, já a caminho de Sal­to, onde foram almoçar, ainda tiveram tempo para uma “visita guiada” à capela de Santo António, em Lama­lon­ga, para observarem as obras ali recentemente rea­lizadas pelo Gabinete de Restauro do Instituto de História e Arte Cristã da Ar­quidiocese de Braga.

2022-01-31»

Sem comentários: