quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ribeiro da Quintã

 



 

9 comentários:

Ruivanense Adoptivo disse...

Este ribeiro simboliza a vida; correndo entre pedras, traduz as dificuldades com que no dia-a-dia nos deparamos; o verde da flora significa a esperança que todos temos em melhores dias; as folhas velhas simbolizam o passado que deve ser enterrado para que dele apenas fiquemos com as coisas boas que jamais esqueceremos; as paredes lembram-nos a comunidade a que pertencemos e de que fazemos parte integrante e o oxigenado das águas lembra-me os Amigos que dão alegria a nossa vida e no-la tornam menos difícil; sem Amigos a vida não tem sentido porque, afinal, viver sem Amigos...nem sequer é viver.

ermelinda silva disse...


Ainda tenho de saber junto do senhor Tónio Zé ou do senhor João de Amaro de onde vem esta Ribeira.

Fui ao meu Mapa Hídrico e não consegui refazer o percurso. Deve ser uma linha de água que passa paralela à Água da Levada cuja fonte não estará à vista.

Ou será que nasce mesmo ali?


Anonymous disse...

Meus caros deixem que corrija...sempre foi rigueiro da quintã e não ribeiro.

ermelinda silva disse...


Bem me queria parecer que algo estava mal.
Era o Rigueiro!
Com esta correcção entendo que não vem de longe; vem dali mesmo. É por isso que não é ribeiro. Estarei certa?

Mas corre tanta água que para ser apenas da Fontela, parece muita!

Não nos quer esclarecer sobre isso, senhor sem nome?

Obrigada pela correcção.

Anonymous disse...

rigueiro é um termo que era utilizado para designar um pequeno canal de água que se destinava à rega, hoje com a uniformização dos costumes linguísticos, essas palavras saíram do "vocabulário".
A "poça do rigueiro", a "poça da eira", a "poça do iteiro", o "chamadouro", "portela de paredes", "meães", "jara", "corneda" etc., tudo tinha nome!!o que tornava as coisas únicas.

Abraço Ruivanence adoptivo

ermelinda silva disse...


A minha dúvida não era linguística, mas de ordem prática, e tinha a ver com a sítio , a proveniência da água,donde vem o rigueiro, se da fontela ou de mais longe.

Portanto, dúvida que se mantém mas que pretendo tirar a limpo, eu própria.

Também tenho aqui um Dicionário, uma Diciopédia e um prontoário ortográfico mesmo à mão, entre outros materias de consulta. Sou investigadora por necessidade...mas não sei tudo, é por isso que consulto!

Mas agradeço a intenção!

ermelinda silva disse...


A propósito da origem etimológica das palvras, há dois Blogues muito competentes para nos ajudar principalmente nos programas radiofónicos e outros, da "nossa autoria": Escavar em Ruínas(com ligação a partir do nosso Bolgue) e Estrada do Alicerce(cujo dono é especialista em Linguística).
É só mais uma informação, porque isto da origem latina (eu que dei 5 anos de Latim) às vezes não chega. O costume, a prática das comunidades inventa vocabulário ligado às práticas de vida e, são esses vocábulos que exigem especialistas mas em cada comunidade.

O dono do Blogue, Escavar em Ruínas, é um grande especialista neste tipo de temas!

ermelinda silva disse...


E com tanta coisa que há para fazer vamos ver se saímos do Rigueiro da Quintã e mudar de tema!

Saudações ruivanenses!

Anonymous disse...

o rigueiro nasce por baixo da "beçada", dos campos do falecido luís e dos do "pena"!!!