sábado, 30 de abril de 2011

Vieira do Minho: derrocada no túnel da barragem






O simulacro de uma derrocada no interior do túnel que está a ser escavado no âmbito da obra de reforço de potência da Barragem de Venda Nova, em Vieira do Minho, serviu, ontem, para testar os meios de socorro em caso de acidente real.

Há oito anos - em Maio de 2003 - um acidente noutra frente de obra da mesma barragem causou dois mortos e cinco feridos.
Apesar da tragédia, a experiência permitiu ontem aos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho antecipar alguns problemas no socorro, como explicou ao ‘Correio do Minho’ o adjunto do comando, António Fidalgo.

No simulacro de ontem, foi testada a operacionalidade do socorro perante a queda de uma estrutura no interior do túnel com três feridos - dois soterrados e um terceiro no exterior.
O alerta foi dado às 10h13 e para o local foram mobilizados 13 elementos apoiados por quatro viaturas, incluindo duas ambulâncias de socorro, um veículo de desencarceramento e outra viatura que ficou no exterior e serviu como posto de comando para suprir dificuldades de comunicação para o interior do túnel.

Foi ao nível das comunicações - essenciais neste tipo de cenário - que se registaram algumas dificuldades, apontou António Fidalgo.
O simulacro aconteceu nesta altura porque os trabalhos estão a decorrer na zona da falha geo-lógica da Botica e está accionado o nível máximo de segurança.
A progressão da obra tem sido acompanhada, de perto, pelo menos de dois em dois meses, pelas estruturais locais e distritais da Protecção Civil.



Notícia retirada do jornal "Correio do Minho" de 29 de Abril de 2011 e que pode ser consultada aqui (http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=47054).



Sem comentários: