terça-feira, 14 de abril de 2015

David Machado vence prémio de literatura da União Europeia

A Comissão Europeia anunciou esta terça-feira os 12 vencedores do Prémio de Literatura da União Europeia de 2015. David Machado é o vencedor do prémio em Portugal.

O escritor de contos para crianças David Machado é um dos 11 vencedores, em 2015, do Prémio da União Europeia (UE) para a Literatura. O anúncio foi feito esta terça-feira, 14 de Abril, na feira do livro de Londres.

David Machado é autor de livros como "Índice Médio de Felicidade", "Deixem Falar as Pedras", "O Fabuloso Teatro Gigante" e ainda "A Noite dos Animais Inventados", título que em 2005 recebeu o prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian.

David Machado, assim como os outros vencedores, irá receber um prémio de 5 mil euros, sendo que a data de entrega dos prémios está agendada para 23 de Junho numa cerimónia a realizar em Bruxelas. Este prémio foi criado para consagrar os "novos ou emergentes autores da Europa", explica a CE.

Este autor português será o terceiro escritor luso a vencer este prémio, depois de Afonso Cruz e Dulce Maria Cardoso.

Em 2013, já depois de ter abordado o tema da felicidade no livro "Índice Médio de Felicidade", David Machado concedeu uma entrevista ao Negócios na qual dizia que, no seu entender, "as pessoas, em geral, não levam a questão da felicidade muito a sério". "Toda a gente diz que quer ser feliz, mas não pensa seriamente sobre isso", explicou.

Além de David Machado, há mais 11 vencedores: Carolina Schutti (Austria); Luka Bekavac (Croatia); Gaëlle Josse (France); Edina Szvoren (Hungary);Donal Ryan (Ireland); Lorenzo Amurri (Italy); Undine Radzeviciute (Lithuania); Ida Hegazi Høyer (Norway);Magdalena Parys (Poland); Svetlana ?uchová (Slovakia) and Sara Stridsberg(Sweden).
Data:2015/04/14

Noticia retirada do Jornal de Negócios

Sem comentários: