quarta-feira, 8 de abril de 2015

COROGRAFIA PORTUGUESA E DESCRIÇÃO TOPOGRÁFICA DO FAMOSO REINO DE PORTUGAL (Ano 1706)










COROGRAFIA PORTUGUESA E DESCRIÇÃO TOPOGRÁFICA DO FAMOSO REINO DE PORTUGAL, com as noticias das fundações das Cidades, Vilas e Lugares, que contem, Varões ilustres, Genealogias das Famílias Nobres, fundações de Conventos, Catálogos dos Bispos, antiguidades, maravilhas da natureza, edifcícios, e outras curiosas observações. 

TOMO PRIMEIRO

DA COROGRAFIA PORTUGUESA

(…)

LIVRO SEGUNDO

Da Província de Trás os Montes.

(…)

TRATADO III:

Da Comarca, e Ouvidoria de Bragança.

(…)

C A P. VII.

Da Vila de Ruivães.

No Arcebispado de Braga dez léguas da Vila de Chaves para o Poente e seis de Montalegre tem seu assento a Vila de Ruivães do Estado da Casa de Bragança, cujo Ouvidor entra nela em Correição, e o Provedor da Comarca de Guimarães: é a última vila da província de Trás os Montes para a banda do Poente, pela qual confina com a província do Minho, e já nela, e seu termo se acham parreiras levantadas nos carvalhos, como no Minho. Tem setenta vizinhos com uma Paroquia da invocação de S. Martinho, e estes lugares pertencentes à mesma freguesia: Espindo com trinta vizinhos, Honras com vinte, Frades com quinze, e Zebral com vinte e oito.

O seu termo tem uma freguesia dedicada a S. Vicente com quarenta vizinhos no lugar de Campos, e vinte e nove no de Lamalonga. Fafião tem dezoito vizinhos, e Pincães doze, que vão à Missa a S. Lourenço de Cabril, termo de Montalegre. Linharelhos tem nove vizinhos, e Caniçó quinze, que vão a S. Maria de Salto, termo da Vila de Montalegre. 



Retirado do livro "Corografia portugueza e descripçam topografica do famoso Reyno de Portugal, com as noticias das fundações das cidades, villas, & lugares, que contem; varões illustres, gealogias das familias nobres, fundações de conventos, catalogos dos Bispos, antiguidades, maravilhas da natureza, edificios, & outras curiosas observaçoens" Tomo primeyro / Author o P. Antonio Carvalho da Costa Lisboa : na officina de Valentim da Costa Deslandes impressor de Sua Magestade, & á sua custa impresso, 1706.

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente trabalho de pesquisa histórica, que bem patenteia a apetência pela Cultura do sábio e ilustre Administrador deste espaço.
Quando o que mais e vê por ai é a "cultura de telenovela", de "casa dos segredos" e outra formas de estupidificar e abastardar a moral de um povo, faz-nos bem depararmos com estes bons exemplos de nobreza de carácter e de sábia utilização das novas tecnologias.
Belo testemunho!
Ruivanense Adoptivo

João Oliveira disse...

Excelente! Quando Ruivães era pendência da casa de Bragança e Espindo tinha mais população que agora!
cumprimentos,