segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Pardinho 2021






No passado dia 21 de Agosto, um grupo de consortes da Levada do poço Longo, de Ruivães, Vila, Vale, Quintã e da Botica, que teimam em não deixar morrer a tradição, uniu-se no lugar das Cruzinhas, perto de Caniçó e Linharelhos, no limite dos concelhos de Vieira e Montalegre, para viver o Pardinho.
De acordo com a tradição, no Pardinho «os compartes, “de sachola e de farnel”, vão até ao Rebolar e à Senhora dos Aflitos, situados na bacia de recepção da Ribeira de Lamas que, a latitude da Chã de Coelhos, passa a ser o Rio da Lage. Todos os regos são então canalizados para a levada, já que estas águas lhes pertencem por ordem do tribunal» (fonte: www.ruivaes.com).
Dali saídos, o grupo de 15 interessados e trabalhadores dividiu-se em 3, seguindo cada um o seu trajeto. De sacholas em riste, seguiram a levada, repondo o seu curso, abrindo o que havia sido obstruído pelo normal fluir da água ou por mão humana que a desviou.
Debaixo de altas temperaturas, monte acima, de pedra em pedra, caminho após caminho e através de campos agrícolas, os bravos trabalhadores não pararam até ter todo o trabalho feito, orgulhosos e interessados por aquilo que é nosso e faz parte do legado dos nossos antepassados.
Já se fazendo tarde e com o estômago a dar sinal, os 3 grupos encontraram-se no local do merendeiro, onde outros membros das respectivas famílias os esperavam com os melhores petiscos para estas ocasiões. Com as mantas estendidas no chão deu-se início ao tão aguardado merendeiro.
Após o repasto, seguiram todos em direção à Botica e Ruivães. A grande maioria fê-lo a pé. Homens, mulheres e crianças de tenra idade, seguiram por Caniçó e Linharelhos, até chegar ao Carvalhal do Esporão, em Lamalonga. Aí chegados, nova paragem para afagar a fome e a sede.
Saídos dali e agora já nas viaturas que acompanhavam a comitiva, seguiram para a Botica, onde na Lameira fizeram nova paragem para repetição do ritual.
A partir daqui seguiram até ao lugar do Arco, para nova paragem junto à EN103.
Por fim, em direção ao Largo da Vila, em Ruivães, seguiram os resistentes, a pé, brilhantemente acompanhados por alguns elementos dos Alvoradas da Cabreira, grupo que já faz parte da tradição deste evento. Deu-se assim por terminada a edição de 2021 do Pardinho.
Está de parabéns o grupo de Ruivanenses que teima em repetir, e bem, esta tradição ano após ano. De salientar a participação de elementos jovens, não só no trabalho como no merendeiro, o que provou que a juventude não ignora as tradições e faz questão de as reviver em família, respeitando-as e prolongando-as no tempo.
“Ao Pardinho,
Ao Pardinho
Levem as merendas
Que nós levamos o vinho”

Paulo Miranda
2021-08-31

Sem comentários: