terça-feira, 7 de outubro de 2008

Casa dos Cantoneiros

 



 



 



 


 

5 comentários:

Ruivanense Adoptivo disse...

É uma pena o estado em que se encontram as antigas casas de cantoneiros, alguma sdelas bem bonitas e até acolhedoras. A sua traça era mais ou menos padronizada em todo o país e quase todas tinham estes azulejos identificativos que lhes conferiam uma beleza muito própria.
A Junta Autónoma das Estradas foi dissolvida, acabaram os cantoneiros - que tão bem cuidavam do seu cantão - e agora a conservação das estradas é pior e, segundo se diz, até fica mais cara. E as casas... como se vê na foto, ou estão degradadas, ou estão a saque ou já foram demolidas.

ermelinda silva disse...

Esta sim, esta é que devia chamar a atenção da Junta de Freguesia, assinando protocolo com a Junta Autónoma das Estradas, para ser utilizada pela Freguesia, depois de restaurada.
Existem outras, nomeadamente as Casas da Floresta que merecem a atenção de quem manda.

Tanta coisa que se poderia fazer nestas casas a bem da cultura local: museus vivos de alfaias agrícolas, pontos de apoio turístico a trilhos pedestres, Casas de turismo rural para apoio a equipas de estudantes mesmo do estrangeiro e apoio a investigadores das Universidades, uma panóplia de serviços desde que planeados.

às vezes não é o dinheiro que falta mas a imaginação!
Temos de arrancar deste marasmo a nível da Freguesia e explorar muito bem este Património.

vitor marques disse...

tanto quanto julgo saber esta casa é propriedade privada

Anonymous disse...


Ermelinda, os teus textos são sempre muito bem escritos e gostava muito que eles dessem vontade ao nosso presidente da junta de os ler e meditar no seu contiùdo.
Se muitos pensassem da mesma maneira que tu e eu Ruivães não seria uma aldeia morta mas um lugar onde as pessoas teriam gosto de viver e orgulhosos da nossa terra natal
Infelizmente não é o caso e tenho muita pena
Continua com os teus textos pelo menos temos a satisfação de ler alguém que sabe escrever

ermelinda silva disse...

Obrigada pelo elogio mas cá em Ruivães há gente que escreve tão bem como eu ou melhor, só que não vem cá para o Blogue, o que é pena!
É preciso uma certa coragem para dizer o que se pensa se bem que, muitas vezes criticam-nos e aproveitam as ideias que criticam apresentando-as depois, como ideias suas.
Um dia, se alguém pegar no assunto, pode vir a este Blogue - que é uma memória viva desta terra", se o seu dono autorizar!
Eu ainda gostava que o Dr.Paulo aceitásse a ideia de passar "este material" a DVD ou CD, com uma pequena apresentação, e fizesse publicação, salvaguardando os direitos de autor(sim, porque isto tem trabalho que não tem preço!).

Afinal nem todas as Monografias devem ser exclusivamente escritas! E esta, deste ponto de vista, está quase feita. Está cá o passado e o presente. Haveria que fazer um outro levantamento de dados para o completar que ainda demoraria algum tempo, mas seria muito original.

Não é um conselho mas um repto, um desafio, e também um desejo de ver algo mais sobre Ruivães a chegar à Biblioteca Nacional - Arquivo da Torre do Tombo -, para memória futura.

Também gostaria que, da próxima vez se identificasse. É sempre bom sabermos quem nos aprecia ou quem nos critica.

Obrigada!