terça-feira, 19 de janeiro de 2010














2010-01-13

Portugal exportou mais energia para Espanha do que aquela que importou durante o mês de Dezembro passado, graças às barragens e aos parques eólicos, afirmou o Primeiro-Ministro no lançamento da primeira pedra da nova central hidroeléctrica Venda Nova III, em Vieira do Minho. «Na última semana do ano passado, 75% da energia produzida em Portugal teve como origem a água e o vento», referiu José Sócrates, ilustrando a profunda mudança que está a ocorrer no sector da energia em Portugal, que se deveu a uma escolha política clara de investimento nas energias renováveis e diminuição da dependência do petróleo.

«Esta escolha deve estar também no coração da estratégia do País para combater a crise e para recuperar», sublinhou o PM, afirmando que não há nada de que se orgulhe mais do que dizer que «o essencial do investimento público dá mais emprego aos portugueses». Este investimento público, concentra-se na construção de novas escolas, novos hospitais e barragens: «é por aqui que passa a modernização do País».

O Chefe do Governo sublinhou que a construção de duas barragens e o reforço de potência de mais quatro que a EDP tem em curso são investimentos que nunca ocorreram em simultâneo no passado. «Precisamos de rapidez na construção destas barragens porque há muitas empresas à espera», e precisamos de «recuperar o atraso em termos de aproveitamento de recursos hídricos».

A central hidroeléctrica Venda Nova III da EDP, é uma instalação subterrânea que tira partido das albufeiras criadas pelas barragens de Venda Nova e Salamonde, implicando um investimento de cerca de 349 milhões de euros, e deverá estar concluída no final do primeiro semestre de 2015. O reforço de potência de Venda Nova III é um dos seis reforços de potência de barragens que a EDP tem em estudo ou construção, estando ainda prevista a construção de mais cinco novas hídricas até 2015.


Notícia e fotografias retiradas do site "Portal do Governo"
(http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/PrimeiroMinistro/Noticias/Pages/20100113_PM_Not_Barragem.aspx)

Sem comentários: