quarta-feira, 25 de março de 2015

Sessão de Esclarecimento sobre a Bolsa Nacional de Terras





A Câmara Municipal de Vieira do Minho está empenhada na implementação de uma Bolsa de Terras no concelho. Para tal, vai promover, quinta-feira, dia 26 de março, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Vieira do Minho, uma sessão de divulgação que contará com a presença do Coordenador Nacional da Bolsa de Terras, Engº Nuno Russo.
De salientar que a Bolsa de Terras tem como objetivo facilitar o acesso à terra através da disponibilização de terras, designadamente quando as mesmas não sejam utilizadas, através de uma melhor identificação e promoção da sua oferta.
A Câmara Municipal apela, por isso, à participação de todos os interessados nesta sessão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Encontramo-nos perante uma feliz iniciativa, que deveria ser seguida por todo o Portugal e não só.
De facto existem muitas terras abandonadas, criando silvas, fetos e outro mato que as vão "sujando", tornando-as bravas e impróprias para a agricultura.
Estes terrenos fornecem ainda um bom combustível para que sejam ainda maiores e mais incontroláveis os incêndios que anualmente nos dizimam parte da floresta e custam a vida a muitos bombeiros.
Por este processo da denominada "bolsa de terras", poderá muito bem suceder que surjam pessoas interessadas na sua exploração, o que será uma mais valia para a economia local e também uma forma de combater o flagelo do desemprego.
A propósito permito-me acrescentar que quando as terras estão muito "sujas" acabam por ser um ninho de bicharada e que para arrancar o raizame tem que se gastar muito dinheiro que poderá ser canalizado para outras soluções produtivas.
Antigamente usava-se o "alvião", ferramenta feita na forjaq, comprida e forte, que servia para arrancar todo o mato e tornar as terras aráveis.
Ruivanense Adoptivo