terça-feira, 10 de março de 2015

Casa dos Cantoneiros




1 comentário:

Anónimo disse...

Estes edifícios públicos, outrora habitadas pelos cantoneiros e pelas respectivas famílias, estão agora abandonados e sujeitas a todo o tipo de vandalismos.
Algumas destas casas foram simplesmente demolidas e as restantes, estão no estado em que a fotografia nos mostra.
Inclusivamente eram muito bem construídas, com cantarias de granito e tinham um logradouro anexo, que servia de horta e era, desta forma, um complemento para o vencimento destes funcionários do Estado.
Dizia-se que os cantoneiros "faziam muita cêra", mas o que é facto é que no seu tempo, todas as bermas estavam limpinhas e havia mais cuidado na conservação das estradas.
Já há meses aqui escrevi que cada "Cantoneiro" era responsável pelo seu "cantão" e que tinham como superior hierárquico imediato um "Cabo de Cantoneiros".
Este, por sua vez, respondia perante o "Chefe de Conservação" que dependia de um Engenheiro.
Há questão de 50 / 60 anos, os Cantoneiros tinham poderes de fiscalização sobre o tráfego, podendo, inclusivamente, aplicar multas. Posteriormente, a fiscalização do trânsito passou exclusivamente para a P. V. T. - Polícia de Viação e Trânsito - e, depois, esta missão passou para a Brigada de Trânsito da Guarda Nacional Republicana, como é sobejamente sabido.
Ruivanense Adoptivo