sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

«Populações isoladas sem transportes públicos»







Venho por este meio comunicar a minha preocupação perante o estado de isolamento em que se encontram algumas aldeias mais distantes deste concelho de Vieira do Minho e pedir ajuda para divulgar esta causa.

São muitos os habitantes que estão privados de aceder a vários bens públicos e sociais por falta de transporte, pois a grande maioria desses habitantes têm mais de 65 anos e não tem meio de deslocação próprio.

Falo, por exemplo, da necessidade de realizar tratamentos de fisioterapia, de fazer hidroginástica, de resolver problemas e assuntos de carácter público que exigem contactos com a Câmara Municipal, bancos, Segurança Social, Ads, realização de exames médicos etc., bem como de participar nas actividades sociais e culturais organizadas pela Autarquia.

São inúmeros os benefícios que mais de metade da população está a perder por falta de transporte. Falo de freguesias como Campos e Ruivaes, das quais tenho conhecimento e nas quais, o único autocarro que passa, se fica pela linha da Estrada Nacional, ignorando a maioria dos lugares que estão afastados daquela via.

O serviço de táxi encontra-se sempre indisponível por estar sempre ocupado e pratica preços exorbitantes para quem precisa de ir todas as semanas à vila e não dispõe de meios superiores a uma pequena reforma.

Aquilo que vejo nestas freguesias são dezenas de idosos dependentes, isolados do mundo, ignorados por aqueles que deviam zelar pela sua qualidade, de mãos e pés atados, completamente desesperados cada vez que surge a necessidade de se deslocarem à vila de Vieira do Minho. Existem muitos que deixam de realizar exames e fazer tratamentos médicos por não terem como aceder a eles.

Isto é preocupante!

Com certeza que a Câmara Municipal tem carrinhas de 9 lugares, não seria possível utilizar uma dessas carrinhas, 2 ou 3 vezes por semana, para ir buscar e trazer a população desses lugares? Poderiam fazer marcações por aviso telefónico para facilitar a organização, estipular um preço por viagem, criar passes mensais, ou de 10 viagens... Poderiam até conjugar com o horário de algumas actividades como a hidroginástica. Penso que todos sairiam a ganhar.

Peço aos responsáveis que, por favor, reflitam sobre esta questão com toda a atenção que ela merece.

Helena Pereira

2016-01-14

Sem comentários: