sábado, 29 de junho de 2013

A Alma de um Povo





« A Alma de um Povo é feita de sacrifícios ao longo de gerações. São as vivências que moldam o génio e a glória popular, não raras vezes desconhecidos e ocultos na obscuridade temporal. Para desvendar o mistério da nossa origem é essencial a oralidade. Esta por si só guia-nos até à verdade, revela-nos os segredos mais virtuosos outrora garantes da coesão e do bem-estar social, permite conhecer a nossa própria identidade, presente em cada um de nós, e que se concretiza no nosso raio de acção. 
Ninguém melhor conta o nosso passado do que nós próprios, através de elos que nos ligam a esse passado que ora jaz na memoria dos mais velhos. Essa corrente manteve-se até aos nossos dias e, hoje, mais que nunca cabe-nos não quebrar esse frágil fio condutor, que devemos fortalecer na mente dos nossos filhos. »

Livro “A Alma de um Povo” de Agostinho Veras. 




Sendo um livro centrado no lugar de Sidrós e Vila Nova, faz-se aqui referência dado a proximidade com a freguesia de Ruivães (diversas vezes referida no livro) e a semelhança nos costumes e tradições.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tudo quanto seja preservar o nosso passado, nas suas diversas vertentes culturais, é sempre digno de louvor e merece ser exaltado.
E um livro é sempre um livro, que fica para as gerações vindouras partilharem, ainda que pela literatura, aquilo que foi o quotidiano dos nossos avoengos.
Pelo mesmo motivo também aprecio muito os Ranchos Folclóricos, dignos de todo o carinho que lhe possamos tributar, pelo mesmo motivo de preservação dos nossos usos e costumes mais ancestrais.
E não podemos esquecer os grupos de cantares, as bandas filarmónicas e os Museus.
Mas porque neste caso se trata de um livro, aqui ficam os meus parabéns ao Escritor Agostinho Veras pela generosidade demonstrada na elaboração de "A Alma de um Povo", que vai ser, de certeza absoluta, um êxito literário.

Ruivanense Adoptivo