segunda-feira, 20 de março de 2017

«Edil Vieirense acompanhou Serviço de Proximidade na deslocação à freguesia de Ruivães»




O presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, acompanhou hoje o Serviço de proximidade “ A Câmara Perto de si”, na sua deslocação ao lugar de Zebral, na freguesia de Ruivães.
Refira-se que serviço entrou em funcionamento em setembro de 2016 e presta semanalmente cerca de 250 atendimentos aos munícipes do concelho. “A Câmara Perto de Si” é um serviço de carácter itinerante, através do qual são prestados um conjunto de serviços de utilidade pública junto da população de Vieira do Minho, sendo beneficiários a população residente nas freguesias do concelho.
Trata-se pois, de um serviço itinerante que é prestado em todas as freguesias do concelho, nomeadamente: na Unidade Móvel de Atendimento, nos Centros de Convívio e Lazer, nas Sedes das Juntas de Freguesia, antigas escolas primárias, associações e outros locais que reúnam as condições para o efeito e é prestado por técnicas da Câmara Municipal.
O serviço de proximidade “ a Câmara Perto de Si” é prestado uma vez por semana em cada localidade, sempre no mesmo dia e mesma hora de atendimento.
O serviço de proximidade surgiu com o intuito de diminuir o isolamento da população de Vieira do Minho e para tal, o Município apetrechou uma viatura com computador, fotocopiadora, impressora e telemóvel, um terminal para pagamentos (ATM) onde os técnicos da Câmara Municipal prestam o serviço, ou seja, é uma espécie de gabinete ambulante, destinado a apoiar a população nos seus locais de residência, na resolução de problemas relacionados com os serviços da administração pública e instituições locais, na sinalização de situações de risco que se encontrem a descoberto, bem como prestar algum apoio ao nível da saúde, através de um serviço de triagem, como medição de controle da tensão arterial, controle da diabetes, entre outros.
Para além dos serviços de atendimento, informação e apoio de proximidade às populações do concelho, este serviço assume-se também como um veículo importante no combate ao isolamento dos idosos.
Na deslocação desta tarde, cerca de 30 habitantes do Lugar de Zebral, procuram os serviços prestados pela “Câmara perto de si” e, no contacto com a população o presidente do Município referiu que a “criação do serviço de proximidade e de outros serviços de apoio às famílias significa melhorar a acessibilidade e a qualidade de vida de todos os nossos munícipes. A ideia de criação destes serviços baseia-se na lógica de proximidade territorial e relacional e constituiu uma mais valia no apoio aos mais desfavorecidos e num ajuste permanente aos problemas que vão surgindo”.
António Cardoso afirmou, ainda que “a identificação das necessidades e respostas através de um diagnóstico a nível local permite, com o envolvimento e a participação de quem conhece o respetivo território e as suas carências, desenvolver modalidades inovadoras de intervenção que assegurem soluções ajustadas à medida dos problemas que vão surgindo"


Retirado daqui: www.cm-vminho.pt/index.php?oid=15755&op=all

Sem comentários: