domingo, 24 de setembro de 2006

Fim-de-semana do porco

No seguimento do que aqui tínhamos relatado na semana passada, era preciso dar saída ao porco arrematado em Salamonde por quatro ruivanenses .


000dy7xb


000dz67k


000e0h9s


000e1ayb


000e293s


000e3ppb


A matança foi feita ontem à noite, no lugar de Frades (Devesa) numa casa com sobrado e lareira antiga, ideal para uma matança que se queria tão tradicional quanto possível . Comeu-se o sangue, o fígado e outras partes miúdas, acabando-se a noite a comer rojões, tudo isto confeccionado ao lume.


000e42gy


000e5qa2


000e69p7


000e7yxz


As fêveras, as entremeadas e os entrecostos ficaram para hoje, grelhados nas brasas preparadas para o efeito na casa da floresta da Lameira em Campos. A chuva não foi problema já que se tomou de assalto o barracão grande, onde foi feito o lume forte com lenha recolhida ali bem ao lado em plena serra.


Foi uma noite e um dia bem passados, entre amigos ruivanenses que, como sempre, sentiram a falta de todos aqueles que não puderam comparecer.


É tudo o que temos para relatar; mais pormenores podem sempre ser pedidos a qualquer um dos quinze  ruivanenses que participou nestes dois dias do apelidado "fim de semana do porco".


 


O mote que fica é: "Tau, tau-tau-tau-tau-tau!!!"


 

3 comentários:

SCP disse...

Ė bom ver que ainda existem tradições e melhor ainda ver as belas lareiras antigas onde se faz tão bons petiscos e boas noitadas são passadas ao calor do Eucalipto ou Pinheiro.
Continuem assim, é muito bom para nós que estamos longe relembrar os bons momentos que também ai passamos.

Joca disse...

Parabéns! O porco sempre levou "tau, tau..." Acho que é deste tipo de iniciativas que a freguesia precisa para dar um pouco de união às poucas pessoas, principalmente os mais jovens, que ainda permanecem cá.
Fica desde já o aviso, para a próxima quero convite para o evento. Garanto um bom apoio no prato....

Força, o blog está muito bom, constitui um elemento de permanente partilha e actualização das actividades desenvolvidas na nossa terra e ao mesmo tempo dá a conhecer a freguesia e alguns dos seus encantos.

paulo disse...

podemos sempre contar algumas das peripécias por que passamos neste fim-de-semana, mas nunca sairá tão bem como no momento; para a próxima apareçam!