segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Espigueiros

 



 



 


 


Não medimos para saber se será o maior da freguesia, mas é com certeza um dos maiores.


 


 

2 comentários:

Ruivanense Adoptivo disse...

É enorme este espigueiro, tanto na dimensão como na beleza. Certamente os proprietários teriam maior área rural e, portanto, mais género a arrecadar. Está bem conservado na parte da cobertura de telha e bom seria que a madeira estragada fosse substituída , para que se não degrade. O existente entre o Chamado e a Picota está algo arruinado, com a cobertura em muito mau estado, a pedir um arranjo urgente. Se os proprietários ou quem os representa não tiverem ocasião de proceder ao seu restauro, talvez a Junta de Freguesia pudesse dar um jeito, pois, é pena se acaba por cair e se perder uma jóia destas. A estas construções também se chamava "canastros", penso que nome talvez a cair em desuso. Mas "espigueiro" até é mais bonito e tem mais que ver com a função a que eram (são?) destinados.

santaleocadia disse...

Saudações a todos...
Foi com pesar que da última vez que foi à minha "terrinha" que vi que o canastro do Paulos (que agora nao se sabe bem a quem pertence) esta a cair. Não tem manutenção e as madeiras e a porta estão prestes a cair de podre.
É pena e da-me pena ver estas coisas assim.
E já agora uma pequena informação ao nosso amigo Ruivanence Adoptivo. Sim, este canastro pertencia ao "Senhor da Terra" o morgado do Paulos, actualmente com descendestes a viver junto á vila de Vieira do Minho.
Eram dele quase todas as terras de Santa Leocádia.