segunda-feira, 30 de abril de 2018

Abril 2018




Apresentação com algumas das fotografias publicadas no mês de Abril.


Este mês publicamos uma série de documentos do Parlamento Português relacionados com Ruivães. Iniciamos no ano de 1823 e por agora ficamos em 1887, pois vamos fazer uma pausa nesta apresentação. Quanto aos temas principais debatidos: a extinção do concelho de Ruivães, o Combate de Ruivães, os acontecimentos da Maria da Fonte e, a Estrada Nacional 103.
Este mês fizemos alusão a três datas comemorativas: o dia nacional dos moinhos a 7 de Abril (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui); o dia internacional dos monumentos e sítios a 18 de Abril (aqui); e, o dia mundial do livro (aqui).
Na toponímia, apenas acrescentamos uma lista ao nosso mapa da freguesia: a Travessa Nossa Senhora dos Remédios na Botica.
Fotografias avulsas: hora do lanche e laranjas de Ruivães.
Vídeos: no coração da Cabreira e o Largo da Vila aqui e aqui.
Este vídeo “No Coração da Cabreira” foi gravado num final de tarde deste mês, muito produtivo ao nível fotográfico, mas que teve que ser interrompido por causa da chuva. Ainda assim, deu-nos muitas fotografias para mostrar, como estas já publicadas:  Botica, Espindo (e aqui), Vale,  Vila, Tôco.
Outra série de fotografias que nos ocupou parte do mês foi tirada num sábado à tarde no centro da Vila, e mostramos estas: Vale (e esta), Espigueiro na Picota (e este), Bugalhos, vista para a Serra.
Do que se foi passando na freguesia e pudemos registar: a feira de Abril e uma plantação de árvores na Cabreira.

Estatísticas:
Publicações mais vistas na página: primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto artigo mais visto;
Publicações mais vistas na rede social facebook: primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto artigo mais visto.

Sem comentários: