sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Na passagem dos 11 anos do Vila de Ruivães...



Estas palavras pecam por tardias, no entanto não poderia deixar passar este aniversário em branco.
Já passaram 11 anos sobre o dia em que me disseste que tinhas começado a fazer um blog sobre Ruivães. Na altura confesso que pensei que seria fruto de um entusiasmo momentâneo, de uma qualquer vontade de te ocupares... que seria sol de pouca dura... imaginei que para levar a cabo um trabalho desses terias que passar muitas horas a dedicar-te e que esse trabalho dissuadir-te-ia. Engano meu!! Já devia saber que levas as coisas até ao fim!
Deveria ter percebido de imediato que a tua paixão por Ruivães ultrapassaria tudo isso! Que o teu entusiasmo seria o mesmo de sempre e que não deixarias de concretizar aquilo a que te propunhas.
A partir daí foi um suceder de esforços, muitas vezes com prejuízo pessoal, para que o "Vila de Ruivães" fosse crescendo, fosse sendo cada vez melhor, inovando com o passar dos anos e possibilitando aos Ruivanenses- e simpatizantes de Ruivães... tantos que há!!- ter uma actualização quase diária do que Ruivães é, do que por lá se faz e de como o tempo se passa.
Desde as "cancelas, portas e portões" às "gentes"- duas das minhas séries favoritas- até aos "factos históricos", às "tradições", aos "pontilhões", às "pontes", aos "contributos" de Ruivanenses que nos permitem saber por onde andam e o que fazem, passando pelas simples pedras ou árvores... tudo nos faz sentir Ruivães e matar saudades da "nossa" Ruivães. Mais recentemente, a toponímia- tão útil! E a "actualidade", que nos mantém a par dos movimentos, obras, festas, comemorações...
Mesmo estando por perto e de lá ir a miúde, a vontade de estar em Ruivães de forma permanente não me larga. A vida não o permite... Mas há sempre o "Vila de Ruivães"! O sítio que tantas vezes me deixa um sorriso nos lábios... o sítio de que tantos e tantos me falam, com o agradecimento nas palavras ao seu autor. O sítio que é um conforto para os nossos emigrantes... onde matam saudades, lembram o passado e acompanham o presente... onde por vezes vêem familiares distantes e reconhecem amigos que não vêem há anos.
Por tudo isso, obrigada e parabéns!
PARABÉNS pelo teu trabalho incansável e valioso. Como alguém escrevia num comentário de Janeiro passado, "estão aqui muitas horas de trabalho, muita abdicação de outros interesses, eventualmente muitas horas sonegadas ao descanso".
OBRIGADA por este trabalho em prol da comunidade Ruivanense e seus simpatizantes.
Da minha parte, a promessa de continuar a visitar, divulgar e aplaudir o "Vila de Ruivães".
Esta é, sem dúvida, a mais completa e actualizada monografia de Ruivães. Um verdadeiro arquivo dos nossas memórias.
Bom trabalho!

Ana Miranda Duarte

1 comentário:

Anónimo disse...

Bonito texto, de quem tem o condão de reconhecer a envergadura desta Obra de fôlego que julgo ser única no país e, eventualmente, no mundo também.
Conheço e inclusivé colecciono Monografias... em suporte de papel.
Todavia, com estas dimensões e com o bom aproveitamento das novas tecnologias, apenas a Vila de Ruivães se pode saudavelmente ufanar de ter a sua Monografia em suporte informático, sempre disponível para quantos, a qualquer hora, a quiserem consultar.
Dizia o historiador Oliveira Martins que "a história de um país também se faz a partir das pequenas / grandes histórias das pequenas localidades".
Percorrer os milhares de textos ou de imagens aqui publicados com uma paciência e uma pendularidade monásticas, é um privilégio que, repito, todos ficamos a dever ao bairrismo, ao saber, à cultura, ao espírito de missão e à generosidade do Ilustre Ruivanense Dr. Paulo Miranda, eternamente credor do nosso respeito, da nossa admiração e do nosso reconhecimento.
Cada localidade tem a sua história, mas somente a nobre Vila de Ruivães tem um filho com a craveira moral e intelectual do Autor / Administrador deste espaço histórico-cultural, a quem nunca saberemos suficientemente agradecer tudo o que tem feito em prol da sua e "nossa" terra, divulgando-a com a sabedoria e o carinho a que desde sempre nos habituou.
Ruivanense Adoptivo