sábado, 7 de fevereiro de 2015

Muro em Zebral




1 comentário:

Anónimo disse...

Os muros podem ter duas funções distintas e antagónicas.
Existem os muros que servem para delimitar a propriedade privada, e destes gosto muito.
Depois, há os muros que geram distanciamento entre as pessoas, que cortam horizontes e são barreiras ao estabelecimento das boas relações, e sou abertamente contra estes últimos.
Quanto à fotografia, mais uma vez se observa que o homem - sobretudo o homem do campo - é engenhoso em tudo o que faz; este muro, primeiramente feito de pedra, acabou por se ir desmoronando e então entrou em vigor o "engenho e a arte" do seu proprietário, colocando uns paus que acabam por, de algum modo, reconstruir o muro.
Nos nossos dias já poucos muros se vão edificando, porque a rede e o arame farpado vieram subtituí-los, com vantagem no preço da construção.
Para erguer uma simples vedação basta uma "basuca" para espetar os paus no solo e, depois, esticar o arame ou a rede; duas pessoas conseguem fazer muitos metros de vedação num dia, ao passo que, para edificar um muro, é preciso um pedreiro, um servente, tijolo ou pedra, areia, cimento, etc, encarecendo a obra.
Todavia, não há nenhuma cerca que se compare à beleza de um muro, mesmo que esteja algo arruinado como o desta fotografia!
Ruivanense Adoptivo