quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Moinho (porta)




1 comentário:

Anónimo disse...

Mau grado apresentar algum estado de degradação, um moinho é sempre um moinho, pelo que, ao menos aos menos novos, nos faz retroceder no tempo e reviver tempos idos que deixaram saudades pelo módus vivendi das comunidades, pela amizade que existia entre as pessoas, pela sinceridade e total abertura de uns para com os outros, pela solidariedade natural que existia entre as pessoas.
Realmente havia menos dinheiro em circulação, mas havia Amizade entre as pessoas, que eram imensamente mais felizes.
Nas fainas agrícolas (apanha de azeitona; ceifa; monda; desfolhadas, etc, cantava-se com alegria apesar do duro da refrega.
Afinal, como diz a Bíblia, "nem só de pão vive o homem" e quando esse mesmo pão é mal ganho ou roubado, então tem o sabor amargo do fel e do vinagre, deixando as pessoas tristes e acabrunhadas, com um certo travo a pecado que, depois, se reflecte no todo da sociedade.
Actualmente numa mesma casa cada um está na frente do seu computador ou a mexer no seu telemóvel... e o diálogo foi cortado ou, pelo menos, ficou muito fragilizado.
É evidente que não podemos - nem queremos - voltar ao tempo dos moinhos, mas o ver desta porta velhinha inspirou-me um certo respeito por quantos ao longo dos anos a transpuseram e que, se não fosse este site e o seu dedicado e culto Administrador, acabariam mesmo por ficar para sempre sepultados no ingrato mausoléu do esquecimento.
Ruivanense Adoptivo