sábado, 30 de novembro de 2013

«Requalificação do Largo de Ruivães»



No mês de julho do corrente ano, iniciaram-se as obras de requalificação no Largo de Ruivães. Estas obras são fruto duma parceria da Câmara Municipal e da EDP e como qualquer obra pública que se preze, já tem a sua derrapagem financeira.


Muitas têm sido as opiniões, uns não se manifestam e acompanham com serenidade o decorrer das obra esperando pela sua conclusão, outros, de espíritos mais desassossegados insurgem-se com tantas alterações. 
A verdade é que as obras têm de continuar e aguardamos ansiosamente pelo seu terminus, pois é com dificuldade que se utiliza aquele espaço que acaba por ser o centro cívico de Ruivães, onde as pessoas se encontram, onde se centra o comércio, a igreja etc. 
O projeto da obra não é conhecido e não foi debatido pelos ruivanenses, e se calhar não teria de o ser, mas realmente as obras afiguram-se trazer muitas alterações na configuração do Largo a que estavamos habituados. Sabemos que o trânsito no Largo ficará de sentido único, provavelmente com menos lugares de estacionamento do que antes mas com espaçosos passeios para caminhar tranquilamente! Será que se justifica a aplicação de um conceito tão moderno de arquitetura num local que encerra tanta história? 
Era bom que no verão de 2014 as obras no Largo de Ruivães estivessem concluídas para que os ruivanenses que estão por terras de Portugal e do mundo pudessem usufruir da sua terra natal plenamente. 

C.
2013-11-29


Retirado d' O Jornal de Vieira nº 958, de 1 de Dezembro de 2013. 

Sem comentários: