quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Vindimas da Casa do Brás (Espindo)


Não sendo uma celebração que abrange toda a aldeia, as vindimas da casa do Brás, já são uma tradição desde há mais de duas décadas, que reúnem todos os anos um apreciável grupo de amigos. Este ano a data escolhida foi o dia 12 de outubro e a “diversão” começou logo pela manhã. Após a colheita, a esmagadela das uvas e o seu depósito no lagar todos almoçaram na casa do vinicultor que guardou a colheita para este dia. No final do repasto, em tom de agradecimento, convidou os presentes para a podada, outra tradicional tarefa a que estes amigos, ano após ano, nunca viram a cara!

Obrigado ao André, Joca, Cêra, Amadeu, Isabel, Aníbal, Manuel, Alvarino, Jorge, João, Albina e Palmira, que sem a vossa ajuda, a Balbina, o Romeu e eu próprio não conseguíamos fazer a vindima da casa do Brás num só dia!

Ficam algumas fotos do evento.

Guilherme Gonçalves (Casa do Brás)












1 comentário:

Anónimo disse...

Diz o povo que a união faz a força e, neste caso concrecto, a união não só faz a força, como tece e reforça e laços de sã amizade.
Além do mais, uma tradição de quase um quarto de século é já uma responsabilidade para todos os intervenientes neste evento que podemos chamar de cultural, pelo que encerra de sabedoria, de manutenção de usos, costumes e tradições.
Nos pequenos meios é mais fácil organizar estes convívios, que são um testemunho da entreajuda que deveria existir entre todo o ser humano.
Modernamente muito se tem deixado perder, pelo que estes bons exemplos, por serem edificantes, são dignos de todo o apreço e de toda a gratidão.
Ruivanense adoptivo