quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Ponte da Rês





Designação: Ponte da Rês
Tipo de Sítio: Ponte
Período cultural: Idade Média Central - Baixa Idade Média
Estilo artístico: Arquitectura Vernácula
Classificação: Não

A Ponte da Rês, Ponte Velha ou Ponte de Ruivães, como é conhecida, situa-se sobre a Ribeira do Saltadouro, fazendo a ligação entre Salamonde e Ruivães. Integrava o traçado da antiga via que ligava Braga - Chaves. É uma ponte com um só arco de volta perfeita, solidamente alicerçado nas margens através de arranques de paramentos divergentes, em boa cantaria granítica de aparelho pseudo-isódomo. Tem tabuleiro horizontal com guardas graníticas e pavimento lajeado, no qual se observam as marcas dos rodados dos carros. Admitindo-se que possa ter conhecido algumas reparações, esta ponte revela características construtivas plenamente medievais, evidenciadas pelas siglas que ostenta no intradorso do arco, as quais sugerem uma cronologia em torno dos séculos XIII - XIV.


Património Arqueológico e Arquitectónico de Vieira do Minho, Luís Fontes e Ana Roriz - Município de Vieira do Minho - 2007






1 comentário:

Anónimo disse...

A Ponte Velha de Ruivães, comummente conhecida por Ponte da Rês, é um excelente testemunho da qualidade dos "arquitectos" de há séculos.
De uma forma mais ou menos empírica, legaram-nos grandes e valiosas obras, ainda hoje dignas da nossa maior admiração.
Esta Ponte é um dos muitos motivos de orgulho da Vila de Ruivães e, desde que em 2014 foi toda limpinha e alindada, ficou ainda mais atractiva e mais elegante.
Ruivanense Adoptivo