A Associação Juntos pela Aldeia de Espindo (AJA Espindo), em Ruivães, fundada em 2015, celebrou o seu 10.º aniversário com a realização da tradicional Caminhada à Serra da Cabreira, seguida de um animado Almoço Convívio para as gentes da aldeia.
Esta edição contou com a participação de cerca de 40 caminhantes e reuniu aproximadamente 120 pessoas à volta da mesa comunitária, designadamente, com a honrosa presença da Vice-Presidente da Assembleia Municipal, Eng.ª Paula Morais, que representou o Município de Vieira do Minho, representantes do poder local, assim como o Presidente do Conselho de Baldios.
A caminhada permitiu a descoberta de locais emblemáticos de Espindo, a qual teve início às 8:30h da manhã. Os participantes seguiram pelo caminho dos Espereiros, margeando a zona dos rios e as ruínas dos moinhos do Cascão e da Bolata. Seguiram depois em direção à estrada romana até à Sorte de Barbeito de Santo António, Sorte de Mixões, Porditeiros, Placas e Serradela — onde puderam usufruir de uma pausa contemplativa num baloiço com vista privilegiada sobre o Vale do Túrio, ladeado pelos montes de Jadêlo, Arandosa, Pedra Escrita, Cabeço e Cabeça da Vaca. O trajeto passou ainda pela Buraca do Fojo, que alberga o histórico Fojo do Lobo, e pela mítica área da Portela, considerada local da antiga Aldeia Velha de Espindo, cuja existência hoje apenas denunciada pelas ruínas escondidas na densa vegetação.
A aventura continuou com a descida até à Ponte do Poldro, permitindo a observação da cascata do Sarapinheiro no ribeiro do Curral do Toco, e o vislumbre de um dos 13 moinhos originais da aldeia. Na Costa – Carvalha do Lombo, os caminheiros posaram para uma foto que servirá de cartaz para a próxima edição. Seguiram-se visitas ao Forno Comunitário e ao Pólo Interpretativo do Lobo, onde se destacou a relação histórica da aldeia com este animal icónico.
No final, o presidente da direção da AJA Espindo, aproveitou para prestar homenagem aos sócios e amigos que, durante uma década, têm trabalhado com dedicação, destacando nomes como Manuel Pereira, João Paulo, Maria do Rosário, Norberto e Ana; Joca, Eva, Joaquim, Susana, Aníbal, José Costa, André, Amadeu, Paulo, José João, Albino; e ainda José Fecha, Ricardo, Fernando, Joana e Romeu. “Celebrar este dia e a nossa Associação seria vazio se não vos celebrássemos também. Sem vocês, nada disto faria sentido: vocês são o garante — porque transformam o que às vezes parece impossível em realidade, com vontade, empenho e compromisso.”
A mensagem de gratidão estendeu-se também aos sócios falecidos, cujas memórias foram honradas com saudade.
Ao recordar o passado coletivo e olhar com ambição para o futuro, reforçou-se a identidade de Espindo como uma associação vibrante, que preserva tradições e acredita no poder do associativismo como motor de mudança local, tendo ficado evidente que a associação tem sido uma força vital na preservação das tradições, na promoção dos convívios e na dinamização local, contando com pontuais apoios da Câmara Municipal de Vieira do Minho, do Conselho de Baldios e da empresa EOLENERG – Empreendimentos Elétricos SA, o que legitimamente se enaltece e agradece. Porém, a persistente falta de recursos básicos, desde equipamentos essenciais para a gestão da associação até infraestruturas digitais como o Wi-Fi, revelam um desfasamento preocupante entre as necessidades reais da aldeia e as respostas institucionais.
Espindo não pode ficar à margem das transformações que o mundo exige. Os jovens, os visitantes, os residentes – todos clamam por condições que permitam crescer, aprender e prosperar. Não se trata de um pedido de protagonismo, mas de um apelo legítimo para que o poder público reconheça e apoie o trabalho incansável de quem se dedica, sem descanso, ao bem comum.
A AJA Espindo tem a vontade, a capacidade e a visão para fazer mais. O que falta é um compromisso sério das entidades responsáveis para que esse potencial se traduza em resultados palpáveis.
Este é um momento para refletir: queremos mesmo que a nossa aldeia continue a crescer ou preferimos que as oportunidades passem ao lado? A resposta cabe a todos nós — só unidos e com apoio firme poderemos garantir um futuro digno para a AJA na generalidade e para a aldeia de Espindo em particular.
Guilherme Gonçalves (Presidente da AJAEspindo)
2025-08-28




Sem comentários:
Enviar um comentário